Raízes do Rock

Bárbara Oliveira
Olá galera!! Me chamo Bárbara Oliveira e estarei  aqui com vocês toda sexta-feira falando um pouco da origem do Rock e também suas ramificações.   

Como surgiu? Onde surgiu?  E o mais interessante, como com o passar dos tempos ganhou tantas características diferentes, a ponto de somente de um estilo musical, criarmos vários estilos e tribos, provenientes de um só ritmo. 

 Rock é arte, Rock é religião!!! 


Olá,  minha galerinha rock n’ roll!!! Agora adentraremos na moda Rock n’Roll dos anos 70!
É correto afirmar que a década de 70 foi a mais rica em termos de “moda” e novos estilos Rock n” Roll! Até hoje, a época serve como inspiração para os estilistas que acabam sempre trazendo de volta peças inspiradas nos anos 70 para a moda atual.

O que revolucionou nesse período foi a mudança de comportamento dos jovens, na música e na liberação sexual da mulher. É galerinha isso mesmo!! Os anos 70 foi “O Grito” do que as mulheres chamavam de Liberação Feminina, ou o famoso “Feminismo” que era um movimento político que tinha como objetivo direitos iguais e uma vivência humana liberta de padrões opressores.


Foi a época do Festival de Woodstock, do movimento hippie, da onda disco, etc. A moda também deu um salto. Para os homens, deixou de ser formal e ganhou um toque colorido e psicodélico. Para as mulheres, passou a ser romântica e despojada: com cabelos desalinhados, saias longas ou curtíssimas com inspiração indiana, batas e estampas florais ou multicoloridas. Além disso, o unissex entra na moda com suas boca-de-sino e sapatos plataforma.
 

Na Inglaterra, algo diferente aconteceu: Transformaram o punk em música de protesto e o usaram pra agredir tudo que pudesse ser agredido. Claro que estou falando dos Sex Pistols. Banda que influenciou muitos jovens não só com suas músicas de protestos, mas também com sua maneira de se vestir e agir.  É a geração Punk!!

O fim da década ainda daria origem às bandas da chamada “new wave”, o principal movimento da década seguinte, junto com o pós-punk. Na outra ponta do mundo musical havia novas ondas surgindo também no heavy metal. E junto deles, surgem os metaleiros!

O Motörhead, por exemplo, era uma banda de heavy com uma queda pro punk. Mas no final daquela década houve uma mudança de direção, com a chamada “New Wave of British Heavy Metal”. Logo  surgem  outras bandas como Iron Maiden, Saxon e Venom. Influenciando ainda mais os jovens nas suas escolhas e atitudes, sendo refletida principalmente na maneira de se vestir, agir e pensar!!



Olá galerinha!!! Depois de passarmos pelo mundo do Rock e entender um pouco suas ramificações vamos ver no que a influencia Rock roll da época incidia nos jovens daquela década...

Os anos 60, acima de tudo, foi uma grande explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas ideias de liberdade “On the Road” (título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957) da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem.



A década de 60 prometia grandes mudanças no comportamento, iniciadas com o sucesso do  Rock and Roll e do rebolado frenético de Elvis Presley. A moda dos anos 60 ganha ascensão da cultura Pop. O que mais se destacava era a imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema e da músicas. As moças bem comportadas começam abandonar as saias rodadas de  Dior e atacam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade. Os anos 60 viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos.



Uma curiosidade dos anos 60 foram os chamados Rockers!!
Os “Rockers” eram jovens rebeldes roqueiros que desejavam motocicletas mais rápidas e personalizadas para viajar pelas recém construídas estradas britânicas.  As corridas entre eles também começavam em um café. Eles deviam chegar até determinado ponto e voltar para esse café pré-determinados (onde uma música escolhida pelo vencedor era tocada na jukebox), essas corridas eram chamadas de“record-racing”. E o prêmio era somente esse: ouvir sua música de Rock n Roll preferida depois da vitória!! Os Cafe Racers, como também eram conhecidos,  são lembrados como desbravadores do Rockabilly e até hoje tem sua imagem associada à essa cultura.

O Rock and Roll faz a cabeça de dez entre dez adolescentes. Os Beatles e os Rolling Stones levam milhares de fãs ao delírio. Aqui no Brasil surge a Jovem Guarda, com Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia. Os memoráveis festivais de MPB revelam talentos como Chico Buarque e Caetano Veloso.

Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.


Aqui no Brasil também ganharam destaque nessa época a banda Os Mutantes, onde Rita Lee menininha inspirava várias outras menininhas a abrir a mente para o mundo do Rock!!



 
O Roch n’ Roll dos anos 90 : A década das experiências e fusões musicais
Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes e do sucesso, em nível mundial, do Rap e do Reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
No final dos anos 80 surge o movimento grunge em Seattle, na Califórnia. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo. R.E.M., Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.
O Grunge (às vezes chamado de Seattle Sound ou Som de Seattle) é um subgênero do rock alternativo que surgiu em Washington, mais especificamente em Seattle. Inspirado pelo Hardcore punk, pelo heavy metal e pelo Indie rock, as letras das bandas nomeadas grunge geralmente caracterizam-se por altas doses de angústia e sarcasmo, entrando em temas como alienação social, apatia, confinamento e, principalmente, o desejo de liberdade.


O grunge tornou-se comercialmente bem-sucedido na primeira metade da década de 90, devido principalmente aos lançamentos de Nevermind, do Nirvana e Ten, do Pearl Jam. O sucesso dessas bandas impulsionou a popularidade do rock alternativo e fez do grunge a forma mais popular de hard rock na época. No entanto, muitas bandas grunge estavam desconfortáveis com tal popularidade. Apesar de a maioria das bandas grunge ter se separado ou desaparecido no final da década de 90, sua influência continua a afetar o rock moderno.


A popularidade do grunge começaria a diminuir em meados da década de 90. Das grandes bandas que deram vida ao movimento, só estão ativas em 2012: Pearl Jam, Mudhoney, The Melvins, Hole, Soundgarden, Stone Temple Pilots e Alice in Chains.

No mesmo período o rock britânico ganha novas bandas como, por exemplo, Oasis, Green Day e Supergrass.
*E no Brasil...*
Também surgiu o movimento Manguebeat. Com origem em Recife, misturava ritmos brasileiros como maracatu, estilos muito diferentes sendo eles Rock, Hip hop e música eletrônica. Como exemplo podemos citar Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.
Mas a banda que mais chamou atenção nesta década foram os Mamonas Assassinas.
Formada por Dinho, Bento, Júlio, Samuel e Sérgio, os guarulhenses escreviam e tocavam de forma humorada e irônica as músicas que brincavam com os estilos musicais como o heavy metal, sertanejo e até mesmo o pagode, mas tudo no grande estilo Rock n’ roll.


A banda que em uma das apresentações em Guarulhos conheceu o produtor Rick Bonadio, e vieram a gravar um cd através da gravadora EMI. Todos adoravam eles: desde crianças a adultos. Infelizmente na noite de 2 de março de 1996, enquanto eles voltavam de um show de Brasília a São Paulo, o jatinho que levava a banda chocou-se contra a Serra da Cantareira, matando todos que estavam a bordo. No dia 4 de março, aconteceu o enterro que teve a presença de mais de 65 mil fãs.

No nosso próximo encontro, falaremos um pouco sobre a influencia do rock na maneira de agir e pensar dos jovens de ontem e hoje.


Chegamos à década de 80! A década das misturebas... E foi exatamente nesta década que ficou ainda mais evidentes os vários estilos de rock que surgiam a cada dia. O New wave, que também de alguma forma surgiu do Rock n Roll, fez sucesso no ritmo dançante das seguintes bandas: The Smith, Talking Heads, The Police e The Clash.

Também para entretenimento dos jovens, surge em Nova York uma emissora de TV dedicada à música e que impulsiona ainda mais o Rock: a MTV! A rede foi fundada em 1° de agosto de 1981 como uma operação da MTV Networks, e era especialmente dedicada a mostrar todos os ritmos musicais, mas foi o nosso bom e velho Rock n Roll que se destacou na nova emissora. A emissora também revolucionou no mundo dos Videoclipes! Diariamente eram apresentados videoclipes de bandas e cantores e levaram a expansão do ritmo que alucinava os jovens.

No inicio dos anos 80, começa a fazer sucesso uma banda de rock irlandesa chamada U2 . Formada em 1976 a banda já surge marcando seu espaço no mundo do Rock.  Seguindo um estilo pop e dançante, aparece com suas letras de protesto e com forte caráter político, muitas vezes embelezadas com imagens espirituais e preocupações sócio-políticas. 

Outra famosa banda que também surgiu em 1980 e se destacou nos foi o R.E.M. ! Banda de rock norte-americana formada em Athens, Geórgia, pelo vocalista Michael Stipe, o guitarrista Peter Buck, o baixista Mike Mills e pelo baterista Bill Berry. Uma das primeiras bandas populares do rock alternativo, o R.E.M. destacou se rapidamente devido aos arpejos de guitarra de Peter Buck e aos vocais de Stipe.

Já aqui pelo Brasil o principal ano do período foi em 85, graças a um acontecimento crucial para o nosso Rock n Roll: o Rock In Rio!! Evento esse que se tornou o maior concerto de rock de todos os tempos. O evento bateu o record de público em 1985 com uma estima de que um milhão e meio de pessoas passaram por lá durante os dez dias do festival. Neste evento no qual se puderam conferir o som das bandas do momento ao vivo, destacam se bandas como Queen, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Yes, Blitz, Barão Vermelho, Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, entre outros. O festival foi realizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, no lugar onde hoje chamamos de Cidade do Rock. 

No mesmo período, o Legião Urbana lançava seu primeiro álbum, mostrando que os ideais punks continuavam fortes, assim como nos anos 70.
A partir de então, o país entrou na rota das grandes turnês internacionais e a juventude passou a ter mais orgulho das produções locais.



Adentraremos agora pelos anos 70... Década do Pop Rock e também do Punk Rock!!

Neste período o Rock já esta bem mais popular e ganhando cada vez mais seguidores. No início da década,  a batida desse nosso glorioso gênero musical, fica mais pesada... é o surgimento do Heavy Metal (que naquela época era beeem mais pesado do que hoje em dia). E no cenário dessa nova ramificação,surgem grandes bandas como Black Sabbath, Led  Zeppelin e Deep Purple.


Falaremos primeiramente então do Punk Rock! Essa manifestação musical surgiu justamente da necessidade de se expressar perante a sociedade. Abordava de um modo geral ideias políticas anarquistas, revolucionarias. Abordavam também temas como guerra, exploração no trabalho... enfim. Expressava-se o que se queria perante a sociedade. Mas também tinha seu lado mais despojado, onde abordavam temas livres como relacionamentos e diversão, ou pra melhor entender, o famoso: “Sexo, drogas e Rock n’ Roll”.

Outra característica dessa época do Punk Rock era o modo de agir e de se vestir de quem curtia esse estilo de vida. Roupas rasgadas, visual chocante, misturas de preto com colorido, as vezes agressivo fugindo completamente dos padrões impostos pela sociedade. Os Punks eram seguidores da filosofia “faça você mesmo” (ou Do it yourself, onde era representada pela sigla DIY) e faziam questão de manter uma imagem nada certinha, dentro do que exigia a sociedade, não se sentindo obrigados nem a tocar seus próprios instrumentos com perfeição, embora nem todas as bandas que surgiram nessa época seguissem esse padrão de vida.

A Inglaterra tomou conhecimento dessa manifestação musical, vinda dos EUA, em 1977, onde se opôs rapidamente aos excessos do rock progressivo e do hard Rock. Também na Inglaterra existia uma cena underground desde o final dos anos 60, onde bandas como New York Dolls, Stooges, MC5, The Velvet Underground, Richard Hell and the Voidoids, The Dictators e Ramones, denominadas bandas de Protopunk, viriam a se destacar.




Quando finalmente o estilo musical se popularizou na Inglaterra, surgiram várias novas bandas, entre elas, destacam-se:

Sex Pistols (mentora intelectual de todos os punks de lá e primeira banda a gravar um disco completo, o polêmico Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols),

The Clash (primeira banda punk a se submeter a uma grande gravadora - CBS),

The Damned (primeira banda punk inglesa a lançar um single, New Rose, ainda em 76) entre muitas

De lá pra cá surgiram inúmeras bandas do seguimento Punk Rock, e no Brasil destacam-se bandas como Restos de Nada, AI-5, Cólera, Condutores de Cadáver, Olho Seco, Garotos Podres e Câmbio Negro. Ao final da década de 70, praticamente todos os países tinham uma cena Punk Rock.


Viajando agora pelo mundo do Heavy Metal.


O estilo Heavy Metal torna- se popular em meados dos anos 70, quando  surgem bandas com um comportamento revoltado, som agressivo e pesado, com letras muitas vezes também agressivas contra a sociedade. A principal característica do Heavy metal é a utilização guitarra e baixos com efeitos  distorcidos, acompanhados por vocais gritados e solos intermináveis.

Em meio muitos efeitos, a distorção da guitarra ganhou um tom metálico e também muitos decibéis acima do normal, o que rendeu ao estilo o nome o qual nos referimos: Heavy Metal!
Bandas de rock com shows grandiosos aparecem também nesta época: Pink Floyd , Genesis, Queen e Yes.   

O estilo mais famoso em meio à galera de comportamento mais agitada, ganhou força com o passar dos anos tendo um desenvolvimento paralelo a evolução do rock n roll. Apesar de o estilo ter se evidenciado nos anos 70, muito antes disso, ainda nos anos 60 músicos famosos como Jimy Hendrix, Eric Clapton e bandas hoje ainda famosas como o The who,  já ensaiavam seus primeiros acordes em direção ao Heavy metal, arriscando muitas vezes num som mais pesado.

Uma famosa banda inglesa, famosa até hoje em dia, é considerada a percursora do Heavy metal: o Black Sabbath

Se instaurando na cena com a música Paranóid, a turma nada convencional de Ozzy Osbourne  estourou nas rádios em 1970. Suas letras eram verdadeiramente sinistras e muito se falava em ritual macabro. 

Sua musicalidade e os trabalhos do vocal logo chamaram a atenção dos fãs que já estavam massificados com os ritmos ouvidos até então. Daí por diante muitas bandas começaram a surgir e diversificar e explorar todo o poder que tinham as guitarras, seu precioso instrumento de trabalho. 

Muito pouco tempo depois inúmeras bandas de qualidade, muitas até hoje com sucesso, surgem na cena Heavy pra aumentar a gama de qualidade que o estilo oferecia, tais como, Judas Priest, Deep Purple, Iron Maden, Metallica (Foda! hehe), AC/DC, Megadeth, Anthrax entre muitas outras...  

Como manda a evolução, o Heavy metal também se partiu em diversas ramificações, onde cada musico, de cada banda incluíram novos instrumentos, novos efeitos dando inicio ao surgimento de vários estilos provenientes do Heavy, tipo Thrash metal, Death metal... entre outros, que na verdade simplesmente é a pura liberdade de expressão em se tocar Heavy metal a sua maneira.


*Curiosidade*

Um fato importante do rock ocorreu no final dos anos 70 com o Punk rock, que foi uma resposta à estagnação do gênero e um protesto político niilístico. Iniciou-se na Grã Bretanha, por bandas como Sex Pistols e The Clash

O punk rapidamente tornou-se popular nos EUA.
Já aqui no Brasil o Rock voltou à ativa no final dos anos 70 e começo dos 80, quando surgiu uma série de grupos de diferentes estilos, alguns dos quais são consagrados até hoje no país. No estilo rock blues, podemos citar Barão Vermelho (do qual saiu Cazuza), Eduardo Dusek, Lobão, Rádio Taxi e Azul 29.

 Dentre os que apostavam em letras bem humoradas estão Blitz, Ultraje a Rigor e João Penca e seus Miquinhos Amestrados, além do Camisa de Vênus, que fazia um som mais cru, totalmente punk, e o Joelho de Porco

Os Paralamas do Sucesso apostaram na mistura de ska com rock e acertaram, enquanto que os Titãs já mudaram seu estilo inúmeras vezes, mas continuam fazendo parte dos mais vendidos no Brasil.

O começo de tudo

O rockabilly foi um dos primeiros subgêneros que surgiu do rock n’ roll ainda na década de 50, porém,  na década de 60 era o estilo musical predominante. A música country nos anos 50 também era conhecida como hillbilly.  Este novo “gênero” surge simplesmente da junção do rock básico (guitarra, baixo e bateria) com a música country. Daí o termo “Rockabilly”.

Esta fase da história do rock, também marca a entrada de uma das bandas que também ganhou fama mundial: 

The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram rapidamente nas paradas de sucesso da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do.

Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), os Beatles construíram sua reputação quase que intocável nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos (de 1960 – 1963). Sutcliffe deixou o grupo em 61, e foi substituído por Ringo Starr. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década.

Graças aos grandes movimentos de pacificação e contra a guerra do Vietnã, os anos 60 também ficou muito conhecido como “anos Rebeldes”.. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Muitas das canções incluídas em seus álbuns foram classificadas como canções de protesto, inspiradas parcialmente em Woody Guthrie e influenciadas pela paixão de Pete Seeger por canções tradicionais.

 E em paralelo aos Beatles, mais um grupo inglês começa a fazer grande sucesso:

The Rolling Stones. Tudo começou em 1960, quando os dois amigos de infância, Mick e Keith, se reencontraram em um trem na estação de Dartford, Inglaterra, e descobriram um interesse em comum por blues e rock and roll. 

Convidados pelo guitarrista Brian Jones em 1962 a montar uma banda de Rock and Blues “branca”, que se chamaria The Rolling Stones, nome o qual nunca seria mudado e que foi oficialmente apresentado em seu primeiro show no Marquee Club de Londres em 12 de julho de 1962.

No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema "paz e amor", meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin.
Bandas de rock que fizeram sucesso nesta época: The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.



*Curiosidade sobre a origem do Rock!*
“Essencialmente híbrido na origem”, o rock inclui elementos de vários estilos de música americana: o Blues acompanhado da guitarra Black, produzidos com solos de saxofone; a música Gospel branca e negra; a música Country e Western; o som dos cantores de rádio popular e os grupos de harmonia. O Rock não servia somente para dançar. 

De fato, antes de falar sobre a revolução sonora da década de 1950, é preciso considerar o surgimento do Blues. Resultado da fusão entre a música africana e a europeia. O estilo musical surge em meio às durezas do trabalho no campo. Enquanto os negros expressavam suas emoções, os brancos viam nas work-songs (canções de trabalho) uma maneira de garantir ritmo e animação ao trabalho puxado nas plantações. Mal sabiam o poder que estavam dando aos afrodescendentes... 

Surgindo somente para aliviar as tensões que esse tipo de trabalho lhes proporcionava, aos poucos começou a ganhar forma. Surgiu simplesmente da junção de fortes vocais, acompanhadas apenas por um violão.
Não haviam técnicas musicais...  somente o sentimento que eles colocavam nas canções... O que transformava um simples trabalhador do campo em um verdadeiro Bluesmam! 
E esse novo gênero musical que surgia, o Blues, expandiu-se para os grandes centros urbanos devido à emancipação dos escravos. Até chegar com sua mega evolução, ao longo de um bom tempo, no que hoje chamamos de Rock n’ Roll.





 And the Rock n’ Roll – O início.
Este gênero musical surgiu nos Estados Unidos no início da década de 50... Diferente de tudo que já se tinha visto em relação a música, na época, o rock unia um ritmo rápido com algumas pitadas de música negra do sul dos EUA e o country. 

Uma das características mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra elétrica, bateria e baixo, assim como hoje em dia. Com letras fáceis e um ritmo totalmente contagiante, caiu rapidamente no gosto do povo. Apareceu pela primeira vez  num programa de rádio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951.

Deu-se então a fase inicial do que viria a ser um dos ritmos mais ouvidos mundialmente, fazendo também com que os jovens se identificassem com o estilo e rebeldia de seus cantores e bandas da época. Surge nos EUA e espalha-se pelo mundo em pouco tempo.

No ano de 1954, Bill Haley, um grande musico do mundo do Rock, lança o grande sucesso Shake, Rattle and Roll, de Big Joe Turner e alcançaria fama mundial. Bill formou sua primeira banda em 1946, porem somente em 1954 começou sua carreira de sucesso.


No ano seguinte, surge no cenário Rock n Roll aquele que ganharia o título de “O rei do Rock”, Elvis Presley. Roqueiro de maior sucesso até então, Elvis Presley lançaria o disco, em 1956, Heartbreaker Hotel, atingindo vendas extraordinárias.

 Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, Elvis Presley foi um dos criadores do Rockabilly, uma fusão de música Country e Rhythm and Blues. Nesta década, outros roqueiros também fizeram sucesso como, por exemplo, Chuck Berry e Little Richard.

Falaremos então desse novo gênero que surge em meados dos anos 50: O Rockabilly! Mas esta parte eu deixo pra contar no nosso próximo encontro aqui no Raízes do Rock!!


Um comentário:

Seu comentário foi recebido com sucesso!!! a ROCK PRA TODOS agradece a sua participação.