domingo, 25 de janeiro de 2015

Toninho da Galeria, o síndico do prédio mais rock de SP

Chama o síndico: a história da Galeria do Rock em causos contados por de um seus mais célebres frequentadores; confira

Todos os dias, há exatos 40 anos, Antonio de Souza Neto, acorda cedo e parte rumo ao Centro de São Paulo. Fotógrafo pelo curso da vida e jornalista de formação, Toninho tem como destino o número 439 da Avenida São João, endereço de um dos mais populares pontos turístico da capital paulista: a Galeria do Rock.



Síndico do prédio há mais de 20 anos, sua trajetória confunde-se à própria história do cinqüentenário edifício de sete andares, inaugurado no dia 31 de outubro de 1963, em um projeto encabeçado pelos arquitetos Alfredo Mathias e José Schettmann, inspirado nas curvas e traços de Oscar Niemeyer. Época em que a região era considerada reduto de intelectuais, músicos e políticos de uma efervescente cena local, então chamada de “Cinelândia Paulista”.


Os primeiros anos das “Grandes Galerias”

Com obras de arte do italiano Bramante Buffoni espalhadas pelos pisos do prédio, o cenário ainda preservado remonta ao passado de uma galeria dominada, à aqueles anos, pela presença de artesãos, alfaiates, camiseiros, letristas, estamparias e lojas de fotografia.

Anunciado em 1960, o projeto de construção do centro comercial Shopping Center Grandes Galerias ganhou status de “maior centro comercial de São Paulo, num único e majestoso conjunto”, inspirado em tendências estrangeiras “inteiramente nova, resultado de pesquisas realizadas em shopping centers de outras parte do mundo".

Sinônimo de elegância após alguns anos da a inauguração, a história da galeria começa a tomar outro rumo, assim como as lojas tradicionais que deixam a região central para ocupar os shoppings que surgiam pela cidade.

Toninho e Vivi Seixas, filha de Raul Seixas, na comemoração de 50 anos da Galeria

Manifestação de estudantes, anos 60


Galeria do Rock, anos 60

Barão Vermelho, anos 80
Fonte: Catraca Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi recebido com sucesso!!! a ROCK PRA TODOS agradece a sua participação.